MAIN MENU
Nossa Missão é sermos um modelo de fazenda sustentável social, ecológica e economicamente, de forma que possamos semear o conceito de Sustentabilidade para o individuo, para a família, para a empresa e para a sociedade como um todo.

Com as nossas raízes no campo…

Somos uma fazenda familiar que conta com uma rede de produtores de pequeno e médio porte, num objetivo comum de trabalhar cafes de Qualidade com Sustentabilidade. O café é a nossa vida e nosso objetivo é participar e orientar toda a cadeia, do produtor ao consumidor, para trabalhar em conjunto, a fim de melhorar continuamente a qualidade, o acesso a estes grãos e todas as relações, ao memo tempo que nos preocupamos em produzir e manter o Solo, a Agua e o Ar limpos para as proximas gerações.

Processamento

Temos muito orgulho de produzir cafés limpos e interessantes. Acreditamos no café especial como uma bebida limpa e doce. E sua complexidade de sabores é o que irá trazer riqueza a experiência sensorial. Nosso processamento está sob constante estudo e aprimoramento para o desenvolvimento de cafés realmente elegantes.

Quando falamos de processamento nos referimos desde a colheita até a pós-colheita, quando os grãos colhidos e devem ser secos até que cheguem a um nível de umidade próximo aos 11% - a porcentagem ideal para o armazenamento.

Depois de colher é que vamos determinar como cada fruto (de café) será classificado e processado. Nossa meta como produtores artesanais é trabalhar estilos de processamento únicos, de assinatura, que vão garantir o diferencial do produto final na xícara.

Em todas as partes do processamento tomamos todo o cuidado para remover todos os grãos Verdes (não maduros) e os defeituosos, para que a qualidade final na xícara seja garantida.

Cafes Naturais

O mais antigo dos métodos de processamento é o de secagem Natural. Nele o fruto do café sera secado tal qual foi colhido na árvore: com casca, mucilagem, polpa, pergaminho e semente… Uma vez que os cafés são colhidos e trazidos para o terreiro, se as condições climáticas permitirem, ocorrerá uma fermentação benéfica ao grão devido à presença de umidade, açúcares e colônias de leveduras e bactérias. Acreditamos nesse processo como um potencializador dos sabores frutados do grão. Em alguns casos, ele pode até aumentar a percepção de doçura e presença de corpo no café bebido na xicara.

Em todas as Fazendas parceiras da FAF, antes de levar o café aos pátios e terreiros, é feita uma criteriosa seleção das cerejas (frutos de café) no dia da colheita. Temos muito orgulho de produzir cafés “naturais limpos" que trazem um caráter sensorial frutado, doce e de acidez equilibrada. O equilíbrio na acidez pode realçar a doçura do café para que não seja acética e nem amarga, e sim agradável ao paladar.

Devido a essa fermentação característica do processo, Cafés Naturais tendem ser cafés muito interessantes, mas se não forem tratados com o extremo cuidado e atenção que lhe damos durante a fase de secagem, pode ocorrer um processo de degradação de açucares por consequência de uma fermentação exagerada não benéfica ao grão.

Cafes Despolpados

O despolpamento é um processo em que a “casca do café" é separada da semente. Este processo ocorre através da aplicação de pressão sobre o “café cereja” de maneira a espremer os grãos dos frutos que estão mais macios e portanto mais maduros. Este metodo separa os cafes que foram “descascados” dos verdes e se denomina Cafes Despolpados.

Cafés da FAF